05 Cuidados para você não errar na escolha do terreno da casa de campo

Construir uma casa de campo, fora da cidade, é sempre um sonho. Mas para que tudo corra bem, é fundamental não errar na escolha do terreno. Já pensou ela vira um pesadelo por um detalhe que passou batido? Aqui vão alguns aspectos importantes para se observar, que são essenciais na hora de escolher um terreno ideal.

Imagem mostrando uma casa em estrutura de concreto, com um pilar redondo e esquadria de vidro, em meio a natureza, em terreno com declividade, em um dia de sol. Destaque para a varanda com rede vegetação bem próxima.
Casa de campo em meio à natureza – Casa Vale

Você já deciciu em que cidade?

Começando pela localização, a cidade que vai ser escolhida como endereço do segundo lar é muito importante. Deve ser pensada com carinho e cuidado pois é uma das maiores e mais impactantes decisões. O trajeto até a região do terreno deve ser feito algumas vezes antes de fechar a compra, garantindo que se pode ir e voltar em diferentes horários, com tranquilidade e relativa facilidade.

Outra ponto é a distância da residência principal, que deve ser pensada de acordo com o objetivo. Se é uma casa para onde se quer ir todos os finais de semana, não pode ser tão distante assim da sua rotina. Pense quantos quilômetros gostaria de rodar toda sexta-feira. Já uma casa para temporada, pode ser mais distante. Assim, até o caminho se transforma em uma experiência e no trajeto já começa a vivência com a natureza.

A partir da escolha da região podemos seguir para os aspectos do terreno que destacamos como os mais relevantes na hora da escolha:

1. Topografia

É muito importante já ter em mente o tipo de construção que se quer para saber o tipo de topografia que se procura. A inclinação e o relevo são quesitos importantes e, se bastante acentuados, podem gerar projetos bem especiais. Isso significa que a sua casa vai poder aproveitar essa topografia acidentada, como uma casa em uma encosta, o que pode gerar vistas muito interessantes, quando se olha de dentro da casa para o entorno.

Imagem mostrando uma casa em estrutura de madeira com bastante esquadria de vidro, em meio a natureza, em terreno com declividade, em um dia de sol
Solução de implantação que adaptou a casa aos desníveis do terreno – Casa Sítio Viamão

Isso significa também, que teremos que ter um cuidado todo especial na hora de projetar e as fundações – estrutura sobre as quais a casa se apoia – terão que ser calculadas caso a caso, dependendo do terreno. De acordo com complexidade dessa estrutura, o orçamento de obra pode ser mais alto do que uma construção em área plana.

2. Infraestrutura

Abastecimento de água e de energia elétrica são questões muito importantes de se verificar a existência quando saímos da zona urbana de um munícipio e vamos para a zona rural. Quanto à internet, a mesma coisa, verifique se existe infraestrutura de algum provedor de internet na região. Dependendo de quão isolada for, pode haver somente espera para internet a cabo. Se ficar isolado digitalmente do mundo for uma escolha para você, pode pular esse item.

Facilidades do Entorno

Existem outros aspectos a serem analisados quanto à infraestrutura da região. Verifique se existem serviços essenciais e facilidades nas proximidades como hospitais, farmácias e supermercados. Em caso de emergência, também é importante saber qual é o centro urbano mais próximo – porque às vezes não é o da própria cidade a que pertence o terreno.

3. Implantação

Outro quesito importante na hora da decisão é: saber como se comporta a insolação no terreno. Saber onde o sol nasce e se põe, onde pega mais ou menos sol, e saber se teremos visuais interessantes, que serão o plano de fundo dos momentos de relaxamento, é importante para a locação do futura casa. Lembrando que a vegetação, existente ou proposta, pode ser uma aliada para determinados casos em que se necessita sombra.

Outro fator: saber tem ventilação adequada, procure quais são os ventos predominantes. Saber desse condicionante é importante pra implantação da casa também. Deve-se atentar para possíveis obstáculos, como a própria topografia, vegetações e construções existentes que podem desviar ou barrar a circulação do ar. Afinal, quem quer sentar na varanda sem sentir um ar fresco?

A importância da Orientação Solar e dos Ventos Predominantes

A ventilação, assim como a insolação, podem trazer conforto térmico suficiente para a futura casa, e dependendo da região, pode diminuir o uso de ar condicionado, proporcionando maior contato com a atmosfera do local. Tudo o que se quer para uma casa de campo!

Imagem mostrando uma maquete de madeira em uma base branca representado o terreno com declividade. Duas mãos manipulando a maquete para testes de implantação da casa, para  insolação e ventos
Maquete da Casa Morretes – Teste de implantação: sol, ventos e vistas

4. Vizinhança

Assim como na cidade devemos saber as condições da nossa vizinhança, é importante saber quem está ao lado do terreno da segunda casa. Por exemplo, saber que existe alguma fonte de barulho próxima, como fábricas ou casa de festas – que podem atrapalhar a experiência de casa de campo – pode evitar uma compra equivocada e economizar muita dor de cabeça lá na frente. Imagina, ir para o campo descansar e acordar com um barulho de fábrica ás 8h de um sábado?

Ao mesmo tempo, se for o seu objetivo, descobrir vizinhos próximos pode melhorar sua experiência! Ter alguém a uma distância próxima pode ser ótimo quando queremos companhia. Conversar com esses possíveis vizinhos também pode dar um panorama mais local da região. Já parou para pensar que isso pode impactar na sua vivência na casa?

Imagem mostrando uma casa em estrutura de alvenaria, com esquadria de vidro,  e um carro estacionado, em meio a natureza, em terreno com declividade, em um dia de sol.
Exemplo de outra casa que se aproveita do desnível do terreno – Refúgio Piratini

5. Normas

Aprofundando no processo de compra, verificar as normas que incidem sobre o terreno rural é importantíssimo. Existem áreas de proteção ambiental de vegetação nativa, entorno de corpos de águas e nascentes de rio que são impedidas de intervenções por lei e, dentro de um raio estipulado, não se pode construir. Dependendo da situação, a distância pode chegar a um raio de 50m, como no caso das nascentes.

As normas locais podem ser encontradas no Plano Diretor e no Código de Edificações da cidade. É um bom momento para se informar no próprio órgão regulador do município, pois podem haver normas específicas de áreas rurais, para se ter uma noção do que é possível ou não fazer.

6. Aspecto Extra: Documentação

Se você estiver prestes a comprar um terreno, por favor, verifique se a documentação está em dia e não tenha surpresas desagradáveis! A não regularização de terrenos em áreas rurais é mais comum do que gostaríamos e você pode entrar em um ciclo de regularização e burocracia que pode tomar bastante tempo e você não vai poder construir tão cedo. Se puder, evite essa situação.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
ARTIGOS RELACIONADOS