A Cabana Rio Novo quebra os padrões de Xangri-lá, sendo inserida em um respiro verde da cidade praiana, que foi tomada pelos muros dos condomínios fechados. Inserida em um terreno amplo e arborizado, que mais se assemelha a uma chácara, a residência faz parte de um conjunto de casas da família que foi aos poucos construindo refúgios para garantir seu espaço de descanso em meio a natureza e fora da capital.
Com o desejo de aumentar a capacidade para receber mais familiares e amigos na propriedade, a ideia da casa já se iniciou com um espírito bem acolhedor. E para potencializar essa proposta, uma premissa importante era integrar o sistema construtivo ao entorno, por isso optou-se pelo wood frame com revestimentos naturais. A madeira, então, se tornou protagonista, tanto interna quanto externamete, garantindo a conexão entre a arquitetura e a paisagem para gerar experiências completas de bem-estar e equiíbrio aos moradores e convidados.
PUBLICAÇÕES
O programa enxuto, com sala integrada à cozinha, dois quartos e um banheiro, já se faz suficiente para proporcionar um final de semana com todo conforto, aproveitando o melhor que a natureza pode dar: tranquilidade e ar puro. Os ambientes foram projetados para captar as melhores visuais do terreno, sendo as esquadrias arranjadas estrategicamente às melhores posições de insolação, ventilação e vistas.
Fotografias: Gabriel Konrath
Vídeo: Eduardo Berthier