Você sabe o que é Madeira Laminada Colada, também conhecida como MLC? Descubra nesse artigo por que esse tipo de construção está se destacado nas construções seca do país, seguindo a tendência sustentável de países de primeiro mundo.
A construção seca é um tipo de construção que veio para renovar os canteiros brasileiros, deixando as obras muito mais limpas, rápidas e eficientes. Ela parte do princípio que parte da obra é industrializada, ou seja, feita em fábrica, e isso traz maior precisão e reduz os resíduos, tornando a obra mais inteligente e sustentável.
A construção seca representa inovações no jeito de se construir e isso tem trazido vantagens à Arquitetura, como já foi explorado nesse post aqui. Agora, a construção seca em madeira laminada colada vai um passo além, trazendo ainda mais eficiência e vantagens para a construção. Saiba o porquê abaixo!
O que é a Madeira Laminada Colada – MLC?
Madeira Laminada Colada é uma técnica de fabricação de peças estruturais que serão usadas na construção. A técnica consiste em colar lâminas de madeira com resina de alto desempenho e mantê-las sob pressão por um tempo determinado até adquirir a resistência estrutural desejada. Parece simples, mas a evolução que isso traz é gigante: dessa forma se consegue comprimentos maiores do que conseguiria com madeira natural, o que impacta tanto na estrutura, que permite maiores vãos, quanto na arquitetura e estética.
A comparação com outros tipos de estrutura
A madeira laminada colada está aí para revolucionar o jeito de se fazer construção. Ao vencer grandes vãos, a competitividade entre os materiais mais tradicionais do mercado aumenta. Ao ser comparada com a construção convencional em concreto armado, ou outras estruturas pré-fabricadas, como estruturas metálicas, as vantagens da madeira se destacam.
É um material considerado sofisticado e sustentável que carrega um significado especial, por ser um material natural, de conforto e aconchego. A união das lamelas de madeira com a resina, também proporciona resistência à água, deixando ainda mais vantajoso o uso desse tipo de estrutura em madeira.
Madeira: material antigo ou tecnológico?
A madeira é um dos mais antigos materiais de construção do mundo. A nova roupagem tecnológica permite fazer muito mais do que um dia foi possível com as estruturas de madeira convencional devido ao desenvolvimento da indústria.
O impacto da tecnologia na construção em madeira laminada colada
Com as estruturas de madeira laminada colada, pode se ter peças como pilares e vigas esbeltos e de bela aparência, e ainda existe a possibilidade de ser ter estruturas especiais como arcos como parte de estruturas mais complexas, usadas em pontes e outras obras de arte, por exemplo. O fato de as peças serem mais esbeltas, também influencia no peso e carga das estruturas, o que representa economia nas fundações.
Isso só é possível graças aos avanços tecnológicos da indústria, que proporciona cada vez mais vantagens desse sistema – e segue evoluindo. As junções entre as peças são em metal, especialmente desenhado para tal situação, garantindo a melhor eficiência do conjunto da estrutura – e também maior otimização do tempo e da montagem no canteiro de obras.
MLC e Sustentabilidade
A madeira, uma dos materiais naturais mais resistentes, também vem sendo um dos mais sustentáveis devido à sua grande capacidade de renovação. A madeira utilizada é a madeira reflorestada certificada, o que reduz e muito a geração de resíduos e a emissão de gás carbônico na atmosfera, sendo uma das opções da construção civil que menos impacta negativamente o meio ambiente.
Madeira Laminada Colada e Arquitetura
A característica da madeira laminada colada que mais interfere na Arquitetura é a resistência. Sua capacidade de vencer maiores vãos abre muitas possibilidades quando falamos de Arquitetura. Com vãos maiores do que os convencionais, estamos falando de salas mais amplas, sem necessidade de pilares no meio do ambiente; balanços e marquises grandes também podem favorecer a estética e a funcionalidade das casas, sem falar em formas mais orgânicas de pilares e vigas que dão maior arrojo à volumetria. A estética da Arquitetura tem muito a ganhar pois as decisões não serão limitadas pela estrutura!
Vantagens da Construção Seca em MLC
De maneira mais resumida, essas são as vantagens de se construir em MLC:
- Matéria prima renovável;
- Tecnologia sustentável e segura;
- Obra limpa, sem desperdício;
- Redução do tempo de obra;
- Economia na fundação;
- Melhora do conforto ambiental;
- Material natural – estética e conforto;
Vantagem Extra: a madeira em caso de incêndio
A madeira, ao contrário do que se pensa, tem um ganho de resistência ao entrar em contato com fogo, se comparada com materiais como o aço e o concreto – portanto a madeira leva mais tempo para entrar em colapso, garantindo mais tempo para evacuação de pessoas e salvaguarda de bens.
Para finalizar
Esse post foi feito em colaboração com o arquiteto Robson Cardoso, da Delrei Estruturas, baseado no material disponibilizado por eles.
O trabalho deles se divide em quatro etapas, fundamentais para o bom desempenho da obra até o final. O primeiro passo é o Projeto Estrutural, lançado de acordo com o Projeto de Arquitetura. Então passa-se à fabricação das peças, de acordo com os projetos detalhados de cada uma. O transporte e o descarregamento no local, assim como a montagem da estrutura, são responsabilidade deles, que entregam a parte estrutural montada e limpa e preparada para receber os demais fechamentos da obra.
Para conhecer mais do trabalho deles, clique aqui.