Um complexo turístico que busca nas raízes da região a inspiração para proporcionar uma experiência genuína de conexão com as paisagens, seja pelo simples momento de relaxamento nas acomodações, seja pelas atividades como passeio nas dunas, rotas de quadriciclo, motocross e pau de arara, passeio de canoa pelo Rio Grande, banho de lagoa e rio, entre outras. O projeto abrange o zoneamento e o conjunto de cinco edificações, com o Casarão, o Mirante, as Cabanas Refúgio, as Cabanas Família e as Cabanas Mirante.
Paisagens inspiradoras, que mesclam uma diversidade natural deslumbrante, são palco do estudo arquitetônico para o Ecoturismo Espigão dos Lençóis, um projeto desenvolvido em uma área junto ao limite do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Também às margens do Rio Grande, o terreno de aproximadamente um hectare possui paisagens diversas e que proporcionam diferentes sensações a cada canto que se visita. Visuais de cerrado, dunas, lagoas e rio chamam a atenção e são belos cartões postais com grande potencial para o turismo.
CASARÃO
O Casarão é o coração do conjunto. É a edificação que centraliza os serviços de atendimento e reunião do público. Para quem chega da estrada de areia, ladeada por mato alto do serrado, a estrutura modular vai se revelando e demonstrando uma harmonia entre a contemporaneidade e os materiais que buscam as raízes das construções locais. O grande salão aberto abriga a área de convivência com mesas para refeições, espaço para feira de artesanato local e redário.
Com estrutura de madeira e cobertura de palha de buriti, buscamos captar a essência do local para integrar a arquitetura com a natureza e fazer com que o público viva em todos os lugares a atmosfera do serrado.
MIRANTE
Ponto de referência visual, o Mirante foi pensado para se destacar na paisagem de maneira leve e integrada. É a primeira estrutura que se acessa após alguns quilômetros de estrada em meio ao serrado. A plataforma do último nível fica a 14m do chão, em um ponto alto do terreno, para proporcionar uma bela vista das dunas e lagoas dos Lençóis. A volumetria vazada de
estrutura de madeira faz o percusro de escada do turista ser surpreendente visualmente a cada metro subido até chegar ao ponto mais alto, com a visão 360º.
CABANAS REFÚGIO
Foram projetadas para abrigar duas pessoas confortavelmente em edificação tipo estúdio. O destaque fica para a varanda
que se volta para o Rio Grande, com intenção de captar os sons e cheiros da fauna e da flora ricas do local. Mantendo a unidade contrutiva e estética do conjunto, a estrutura de madeira e cobertura em palha garantem uma vivência imersiva nesse lugar abundante em vida e natureza.
CABANAS FAMÍLIA
Uma cabana para quatro pessoas que se abre para a mata com uma varanda ampla. Ela aproveita a brisa vinda do rio e permite a entrada da ilu Zminação natural levemente barrada pela vegetação, garantindo o conforto da vivência dos turistas.
CABANAS MIRANTE
Com estrutura e revestimentos de madeira, a cabana se insere na natureza para integrar gentilmente a arquitetura com o entorno. Possui dois andares para abrigar sete pessoas e ainda um terceiro nível , tipo mezanino, que propõe um mirante para que as pessoas possam observar a paisagem dos Lençóis e o Rio Grande.