Construção Seca x Convencional

Foto de uma casa ainda em obras, estrutura de madeira e uma pessoa na construção seca. Grama no entorno e céu azul, sem nuvens

Construção é tudo igual? Se o que vem à mente é aquela obra suja, materiais jogados pelos cantos… A construção seca está aí para te mostrar que não precisa ser assim! É possível uma obra mais limpa, rápida e organizada e eu vou te contar como ela funciona!

O que é Construção Seca?

É uma construção que utiliza menos água e por isso, ela recebe esse nome. Pode parecer pouco, mas somente o fato de ‘usar menos água’ já implica em vários benefícios. Implica em um obra menos artesanal e mais industrializada, com menor tempo de canteiro de obra, mais precisão, melhores resultados e, no fim, isso tudo colabora para menos desperdício de materiais e menos gastos financeiros. Você pode ler detalhadamente sobre isso nesse outro post sobre os Custos e Benefícios da Construção Seca.

Foto de uma casa ainda em obras, estrutura de madeira e duas pessoas trabalhando na construção seca. Grama no entorno e céu azul, sem nuvens, con vegetação em primeiro plano funcionando como moldura da imagem
Casa Rio Novo – Obra de construção seca: mais limpa e rápida que a obra convencional

Qual a diferença pra obra convencional?

As diferenças podem ser enormes entre uma obra seca para um convencional! Desde o Projeto de Arquitetura, podemos perceber vantagens do sistema de construção a seco. Além de todos os benefícios citados acima, quando comparamos esse tipo de construção a uma construção convencional, temos ainda maior percepção das vantagens!

A principal diferença é o controle. Uma obra convencional pode sair do controle muito facilmente, principalmente por ser feita majoritariamente in loco, no próprio local da obra, de forma artesanal. E isso pode acarretar em um descontrole financeiro, pois não se tem certeza da quantidade de materiais gasto e dos métodos utilizados. Por isso, você já deve ter ouvido falar de obras que não terminaram e todo o seu orçamento já foi gasto…

Na sequência, isso também vai implicar em menor controle sobre os resultado: por ser artesanal, cada integrante da equipe pode realizar de um jeito diferente a mesma tarefa, o que prejudica o resultado final e a qualidade da obra: não somente a estética é prejudicada, mas o desempenho estrutural também, representando um potencial risco.

A Construção Seca pode ser mais bem planejada e evitar problemas que surgiriam ao longo da obra do que a construção convencional por ter maior previsibilidade em projeto sobre o que pode dar errado. Isso quer dizer que os problemas que surgiriam em obra, podem ser antecipados e resolvidos antes, devido ao maior tempo dedicado ao projeto e à compatibilização com os complementares (projetos de elétrica, hidráulica, ar condicionado, entre outros – você pode ver mais sobre eles aqui: Tudo sobre Projetos Complementares). Isso nos permite verificar e ajustar isso antes da execução – representando economia, evitando retrabalhos e diminuindo desperdício em obra.

Foto de uma casa ainda em obras, estrutura de madeira e uma pessoa na construção seca. Grama no entorno e céu azul.
Casa Rio Novo – Uma obra de construção seca, em woodframe – destaque para a limpeza do canteiro

Se organizar, a obra sai perfeita!

Planejamento

Já parou para pensar que muitas coisas na nossa vida funcionam melhor com planejamento? É a mesma coisa com a obra, quanto mais pensamos, planejamos e preparamos para que ela aconteça, mais fácil, rápida e organizada ela fica. É como uma receita de bolo, precisa separar os materiais antes, tem hora certa para cada etapa, tem que cumprir alguns pré-requisitos antes de passar para os próximos passos, e assim por diante. Você não vai pré-aquecer o forno antes de sair para comprar os ingredientes, não é mesmo? Tudo tem que estar alinhado antes de começar, para que não nos percamos no caminho. E, em uma obra, o Projeto de Arquitetura é o melhor guia nesses momentos.

Com o Projeto de Arquitetura em mãos, você sabe os resultados que deve esperar! O Projeto Executivo contem os detalhes de construção, e com tudo orçado após a finalização do projeto, você não tem grandes surpresas desagradáveis pela frente. Tudo vai saindo conforme o planejado!

Visão global dos processos

Com a Construção Seca fica mais fácil enxergar todo o panorama geral da obra, qual é a etapa atual, quais são os próximos passos e quais necessidades devem ser atendidas, como a “receita” da obra.

Por ser um processo em grande parte industrializado, se tem maior controle sobre o que está sendo feito e o mais importante, sobre o resultado dessas ações. A maioria das obras convencionais tem um baixo controle de qualidade justamente por depender de muitas etapas manuais e artesanais, ou seja, muito suscetível a erros, pois dependem majoritariamente da mão-de-obra humana.

Qualidade e Limpeza da obra

Sendo o final da obra, a soma da todos os erros e acertos, podemos dizer que a Construção Seca leva vantagem nesse quesito, justamente por termos maior controle e visão quando comparado à obra convencional.
A limpeza também se sobressai a limpeza de uma obra convencional, e se dá por dois motivos principalmente: um deles é realmente a geração baixa resíduos, que não se compara ao grande volume de uma obra de alvenaria, sendo tudo bem projetado e planejado, o desperdício é menor, gerando menos sujeira e descarte. O outro motivo é a organização da obra em geral, favorecida por todos esses motivos listado aqui, proporcionando uma obra mais limpa e visualmente mais organizada.

Sustentabilidade

Essa é uma das grandes vantagens desse tipo de Construção! Além de ser considerada sustentável pela questão dos resíduos já citada, ela também pode ser chamada de ecológica, pois podemos selecionar fornecedores certificados e fontes sustentáveis e materiais e distribuidores locais, de modo a reduzir ao mínimo o impacto no meio ambiente.

Imagem de uma casa de madeira, com a piscina em primeiro plano e ao fundo vegetação. O projeto da Casa Morretes foi idealizado em construção seca
Casa Morretes – Projetada em construção seca, leva em conta aspectos importantes como insolação e ventilação que colaboram para o desempenho da casa e para quesitos como conforto térmico, acústico e de saúde dos ocupantes.

Desempenho e Conforto dos habitantes

O desempenho da casa é importante desde o Projeto de Arquitetura, e leva em consideração desde a implantação da casa no terreno, levando em conta elementos como iluminação solar e ventilação natural, agregam confortos aos habitantes.

Com a Construção Seca, existe maior possibilidade de atingirmos níveis satisfatórios de conforto, tanto térmico, quanto acústico, entre outros, pois suas paredes permitem adição de camadas intermediárias que colaboram nesse sentido, como isolante térmico e manta impermeabilizante – resultado muito mais difícil (mas não impossível) de atingir com a construção convencional.

Prêmios e Certificações Internacionais

Tem sido uma prática muito comum mundo a fora, a premiação assim como a certificação de edificações ao redor do mundo, com o intuito de promover, incentivar e difundir o conhecimento sobre construções sustentáveis. Não é por acaso que a grande maioria dessas edificações, são em construção seca, seja em estrutura de madeira ou metálica.

Inclusive, aqui na Harpa Arquitetura fomos vencedores de um dos mais importantes prêmios de sustentabilidade no Brasil, o 9° Prêmio Saint-Gobain Asbea de Arquitetura – Habitat Sustentável, que considerou a Casa Morretes o melhor Projeto de Arquitetura entre os profissionais do ano!

Imagem com fundo branco, um trapézio distorcido em azul e uma imagem de uma casa em cima. A imagem é da Casa Morretes, em construção seca. Texto sobre o fundo azul, lê-se
Casa Morretes foi premiada por uma das instituições mais respeitadas do ramo da Arquitetura Sustentável no Brasil

A conclusão que se pode tirar é que esse é apenas o começo! A Construção Seca está chegando para ficar! Aqui na Harpa, somos entusiastas dessa ideia, que pode parecer mais complexa em um primeiro momento, pois requer mais projeto e planejamento. E para isso você pode contar com a gente! Somos entusiastas desse tipo de construção pois acreditamos que o futuro vai ser assim: eficiente e ecológico!

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
ARTIGOS RELACIONADOS