Uma crença muito comum, é acreditar que todo arquiteto faz tudo, ou que todos os arquitetos podem chegar no mesmo resultado estético. E na verdade, não é assim! Temos arquitetos especializados em diferentes tipo de projetos, e dentro de cada tipo de projeto, temos diferentes estéticas e estilos! Você sabia?
Uma afirmação muito comum
“Arquiteto é tudo igual!” é uma crença falsa! Existem muitos arquitetos por aí, cada um com seu estilo e jeito de projetar, e por consequência, há muitas arquiteturas vigentes em todas as regiões do país e do mundo. Existem desde os que querem relembrar os tempo antigo, projetando casas com uma estética que remete ao “clássico” até os que buscam uma estética mais contemporânea, alinhada aos valores do nosso tempo.
Esses valores contemporâneos também podem variar, pois cada escritório de Projeto de Arquitetura, valoriza coisas diferentes, e isso influencia diretamente na estética que vai aparecer como resultado de Projeto. Você já tinha pensado nisso? Cada escritório entrega uma estética, um resultado diferente!
Valores que fazem a diferença
Aqui na Harpa Arquitetura, por exemplo, os valores norteiam nossas ações e que levamos em consideração na hora de projetar são a sustentabilidade, a verdade dos materiais e a pureza da forma.
Isso nos traz resultados estéticos alinhados ao que você vê em nossos projetos nas redes e aqui nesse site, na seção “Projetos”. A sustentabilidade faz com que tenhamos todo o cuidado possível com o entorno, interferindo o mínimo possível, e ao mesmo tempo, aproveitando ele da melhor maneira sem deixar ‘pegadas’ – são as vistas, os sons e o os cheiros da natureza que incluímos nos nossos projetos. Além disso, a sustentabilidade também é nosso guia quando propomos as estratégias mais ecológicas de acordo com o local, como captação de energia solar e o reuso de água.
A ‘verdade dos materiais’ quer dizer que preferimos sempre utilizar materiais naturais, como madeira e pedras, de fonte próxima a obra – reduzindo impacto de carbono-, e de fontes certificadas e renováveis, tudo em prol da sustentabilidade, em todos os sentido da palavra; os materiais naturais nos trazem sensação de conforto, e isso já foi provado cientificamente. Quando optamos por não usar materiais naturais, ainda assim é possível estar alinhado à ‘verdade dos materiais’: utilizamos os materiais em sua forma mais pura e real, fugindo de revestimentos excessivos e desnecessários, como por exemplo, com o uso do concreto aparente.
Já a ‘pureza da forma’ colabora bastante a estética que, aparentemente, é simples, mas na realidade é bastante complexa. Junto com os dois itens anteriores, a pureza da forma, nos desafia a buscar sempre as soluções técnicas mais apuradas para que consigamos atingir os resultados estéticos que desejamos – e que nossos clientes buscam quando nos contratam. Isso tudo culmina em uma Arquitetura que gostamos de chamar de Atemporal, pois não possui elementos que rapidamente ficarão datados e por tanto tem esse aspecto de ‘simplicidade’.
Corroborando com isso, os métodos construtivos que utilizamos, de construção seca, seguem esses valores, por meio de suas características: inteligência na hora de projetar e pensar no processo como único; fabricação eficiente; redução do impacto ambiental, devido ao estudo detalhado do terreno; geração de resíduos reduzida devido a otimização dos processos; uso reduzido da água em canteiro de obra.
Procurar alinhamento de conceitos
Para outros escritórios, os valores podem ser diferentes, por isso deve ser bem analisado antes da contratação para o projeto. Devemos poder dizer, depois do primeiro contato com o arquiteto, se os valores combinam ou não com os nossos. Por isso, se estiver em dúvida, faça perguntas!
Além dos valores implícitos, a estética que cada escritório entrega, também importa. Pondere o quanto isso é importante para você e tenha em mente o que definitivamente você não quer! Já é um bom caminho na hora de contratar um Projeto de Arquitetura. Lembrando que cada arquiteto tem um jeito e uma estética com que gosta de trabalhar.
Para não ter arrependimentos, gasto de tempo e dinheiro desnecessários, e evitar retrabalhos ou descontentamentos devemos pensar bem antes de começar e aprofundar esse novo relacionamento. A conexão entre arquiteto e cliente é fundamental para um bom alinhamento durante a realização do processo de projeto e depois, na obra!
É uma decisão importante!