Você sabia que a participação do cliente no Projeto de Arquitetura é muito importante? Aqui na Harpa, o cliente é peça fundamental no desenvolvimento de projeto, independente se ele quer participar muito ou pouco do Processo de Projeto. Desde o princípio, contamos com você, cliente, para que a nossa história juntos tenha a melhor versão possível!
Em que etapas do processo de Projeto o cliente participa?
De todas! Começamos na etapa de Briefing, em que vamos entrevistar você e, além de nos aprofundarmos nos seus gostos, também vamos descobrir suas necessidades de forma bastante organizada e esquematizada para podermos apresentar um projeto coerente ao que você deseja. Parece legal, né? E é mesmo! É uma das etapas que nos gera mais feedbacks positivos!
Apesar de ser muito interativa e parecer muito lúdica, essa entrevista gera bastante informação valiosa, com as quais trabalharemos em todas as demais etapas. Transformamos isso tudo em um documento que você vai poder verificar com calma após a reunião; Devemos ressaltar que, nesse momento, toda a sinceridade é fundamental! É aqui que dependemos de você mais do que em qualquer outro momento.
Durante o desenvolvimento de projeto, existem diversas maneiras que você pode participar do processo. Aqui, você pode escolher se quer participar mais ativamente das etapas e contamos com a sua colaboração para que o resultado seja satisfatório. Se quiser participar menos, não tem problema, vamos aprovando as etapas com você para que tenhamos certeza que estamos avançando na direção certa.
A importância da participação do cliente
A contribuição é muito importante para o bom andamento do processo de projeto, para que seja assertivo e realmente atenda às expectativas. E das muitas maneiras que o cliente pode participar, selecionamos as 03 principais aqui:
- Envio de Referências – fundamental para que possamos entender o que você busca. Aqui identificamos se temos o necessário para trabalharmos bem juntos! Alinhamento de expectativas é essencial!
- Respostas Sinceras na Etapa de Briefing – essas respostas vão definir tudo! É imprescindível que você fale com sinceridade o que gosta e o que não gosta; como funciona a rotina, seja a do dia-a-dia, seja a de férias e final de semana; e o que está desejando para a casa em termos estéticos e de programa.
- Feedbacks das Etapas – após as nossas reuniões você recebe um documento para aprovar ou mandar revisões sobre cada etapa de Projeto de Arquitetura que acabamos de realizar e apresentar para você. Caso existam dúvidas, pode chamar, caso existam revisões, também! Organizamos nosso processo pensando no melhor para você cliente, e por isso, concentramos as tomadas de decisões em blocos e assim você pode reservar um período específico pré-programado para analisar o projeto, sem interrupções a todo momento que necessitem a sua intervenção.
Cliente, preste atenção!
Um detalhe importante! Antes mesmo da contratação, devemos verificar se existe um alinhamento entre as partes e é importante que a análise seja feita pelas duas partes. Do lado do escritório de Arquitetura, temos que nos certificar que podemos atender às suas expectativas, tanto estéticas quanto programáticas. Por isso gostamos de observar os detalhes das referências que recebemos, antes mesmo de que qualquer assinatura seja feita.
É uma verificação importante para que não haja frustrações futuras, nem suas nem nossas! Você pode ler mais sobre essa alinhamento aqui, nesse post, que tem uma explicação mais detalhada, e na sombra de qualquer dúvida, pode entrar em contato! Já pensou você esperar por meses que a casa saia de um jeito e o resultado sai de outro, completamente diferente, porque não foi verificada essa compatibilidade? Não dá, seria investimento perdido de tempo e dinheiro, e por isso antes precisamos dar match!
Sabemos que a sua contribuição, cliente, é fundamental para um bom desenvolvimento de projeto, pois no fim das contas, é importante que o resultado seja a sua cara do jeito que você sonhou!