Você conhece alguém que teve uma experiência em obra que acabou mal? Perrengue com obra que não termina, que sai do controle, o pedreiro que não aparece, o material que acaba e o resultado que não aparece… Certamente você já ouviu esse relato ou até mesmo já vivenciou essa situação. Temos uma notícia boa para você, uma nova experiência em obra está chegando.
Obra sem dor de cabeça
Uma nova modalidade de construção está começando a chegar agora no Brasil, e que já é realidade no exterior há muito tempo. A construção seca vem revolucionando e trazendo diferenças contrastantes em relação a construção convencional. Desde a padronização dos processo até a redução significativa dos resíduos.
Você deve estar se perguntando como isso é possível! Vamos explicar!
Que construção é essa?
A metodologia de construção influencia e muito no desenvolvimento da obra, e isso deve ser pensando desde a etapa de projeto. A construção do tipo seca, que são sistemas como o de woodframe e steelframe – construção modular com estrutura principal em madeira e aço respectivamente – tem muitas vantagens em relação à construção convencional. Sobre essas construções você pode ler mais nesse post aqui e aqui.
Como essa nova experiência em obra é possível
Essa modularização da construção é um dos fatores que beneficia os processos. Por poder ser feito majoritariamente em fábrica, e chegar quase pronto para montagem no local da obra, o tempo de canteiro reduz significativamente! E só pelo tempo reduzido em obra, já temos uma economia. Por experiências passadas, o tempo em canteiro de um obra convencional começa a aumentar e é onde os gastos começam a fugir do controle.
Outro fator que torna essa experiência em obra de construção seca ainda mais eficiente que a obra convencional é a possibilidade de antecipar problemas que só seriam vistos em canteiro. Por meio de ajuda de softwares e compatibilização entre projetos podemos planejar e prever essas possíveis incompatibilidades e evitar que isso aconteça em obra, propondo soluções antecipadas – o que evita retrabalho e desperdício em obra.
Outras vantagens desse tipo de obra!
Mais um fator que podemos destacar como uma vantagem da obra de construção seca comparada com a convencional é a geração de resíduos. Sabemos que hoje em dia a preocupação ambiental está cada vez mais evidente, e os clientes cada vez mais exigentes – e com razão de estar. Portanto os desafios da construção civil tem que seguir essa tendência e atender essa demanda. E a geração e descarte de resíduos é uma das situações que mais impacta nesse quesito, e a construção seca gera muito menos resíduos que a convencional! Podemos provar!
Os resultados dessa nova experiência em obra
Com uma obra de construção seca, estamos lidando desde o começo com uma obra mais previsível, organizada e limpa. Em todos esses sentidos, ela ganha vantagem com relação à construção convencional. Por depender de processos mais industrializados e mão de obra mais especializada, temos uma segurança maior quanto ao resultado, garantindo uma obra muito mais semelhante ao Projeto de Arquitetura!
Não queremos dizer aqui que não é possível ter uma obra convencional organizada, mas sim que é muito mais fácil ela sair do controle do que uma obra de construção seca – justamente por ter muitos processos e fatores que dependem de mão de obra artesanal e que são menos previsíveis de controlar.