No projeto do Estúdio Paulista focamos na especialidade dos clientes: reunir amigos em casa para uma boa confraternização. Transformamos o apartamento de 3 quartos, com 155 m2, em um grande estúdio, quase sem barreiras. A premissa era criar para o casal da capital paulista um amplo ambiente social, sofisticado e minimalista, para reuniões e eventos.
Uma solução importante foi a demolição das paredes dos dormitórios, que permitiu diferentes estares de convívio, junto ao de leitura e jantar. E, todos integrados, potencializam a entrada abundante de luz natural nesse grande espaço. Aproveitamos a demolição das paredes para deixar à mostra vigas e pilares em concreto da estrutura do edifício, o que dá um aspecto contemporâneo e faz um contraste interessante com os demais materiais das superfícies do projeto.
Como se fosse emoldurado, o ambiente da cozinha é delimitado por uma caixa de marcenaria, dando destaque ao coração da área social. Sim, social pois, aqui a cozinha faz parte da experiência de convivência. Com a ilha de pedra, que também setoriza o espaço e cria quase que um “palco” para os happy hours, a cozinha se torna a protagonista. Afinal, toda confraternização começa com um bom prato e uma boa bebida.
Além disso, havia o desejo de se ter um lugar aconchegante que passasse uma ideia de intelectualidade e que tivesse as características ideais para se passar algumas horas em uma boa leitura. O banco de concreto que se estende pela maior parede do ambiente até a parede de fundo, cria um contorno para o espaço e abriga área de armazenamento para a biblioteca particular.