A experiência do Processo de Projeto

O processo de Projeto de Arquitetura é um mistério para muita gente. Ainda mais quando as etapas não são claras, o cliente pode se sentir perdido e sem noção de quando começa e termina a jornada, quais os prazos e responsabilidades de cada uma das partes nessa linha do tempo que pode virar uma dor de cabeça se não for bem organizada.

As etapas do Processo de Projeto de Arquitetura

É importante entendermos que o processo de Projeto de Arquitetura trata de uma temática muito delicada: estamos elaborando um plano para realizar um sonho, uma conquista – que é preparar todo o material necessário para a execução da obra.

Esse processo de projeto conta com muitas etapas e aqui na Harpa nós gostamos de dividir em três grande fases para podermos explicar melhor. Após o aceite da proposta e assinatura do contrato, são essas as macro divisões pelas quais você, como cliente, vai passar: Criação, Projetos e Obra. Nosso processo de projeto para uma residência costuma levar entre 4 e 6 meses, podendo ter alguma variação, a depender da complexidade do projeto e de quanto o cliente quer participar nesse processo.

Casa Morretes – As soluções de projeto começam na conversa com o cliente explicando o que espera do Projeto de Arquitetura como um todo. No exemplo acima, sala sem televisão, queriam que o espaço fosse de encontros, conversas, e conexão com a natureza lá fora, sem maiores distrações.

A Criação

A primeira grande área intitulada “Criação” é onde começamos a conhecer melhor você, cliente, por meio do levantamento de dados e do Briefing – que é um uma entrevista dinâmica, com material interativo e que você pode ler mais sobre nesse post aqui. O resultado dessa entrevista é um Programa de Necessidades, e a partir de todas essas informações coletadas, conseguimos estudar o contexto – como posição da casa no lote, características do terreno, topografia, influência do sol e ventos – e levar toda as respostas do Briefing em consideração, para elaborarmos a primeira visualização do seu projeto em um documento chamado Estudo Preliminar.

Temos uma reunião de apresentação do mesmo, onde explicamos quais foram os raciocínios para as decisões que tomamos em projeto e, lógico, o resultado da soma dessas decisões, que vem a ser o primeiro contato com a ‘cara’ do seu novo projeto. Além disso, se julgarmos necessário para o entendimento, é nesta etapa que faremos uma maquete volumétrica para melhor entendimento da casa no contexto.

Um gif de um arquivo pdf que mostra em looping as paginas de um documento da entrevista de briefing, passando rapidamente fotos e referencias e textos do que foi falado em reunião. parte fundamental do processo de projeto
Exemplo de arquivo da entrevista de Briefing respondida – passamos por todos os tópicos relevantes ao Projeto de Arquitetura e anotamos observações que são importantes para as próximas etapas do processo de projeto.

As revisões

Após essa reunião, o documento é entregue a você, cliente, para o tempo de reflexão e revisão – para o qual temos um prazo máximo estipulado de 07 dias – para que você nos diga o que precisa revisão ou ajuste. Também temos um prazo para devolver o projeto ajustado, dentro de 7 dias úteis. Não costumamos ter muitas revisões pois o processo inicial é bastante recheado de informações e procuramos ser o mais assertivo possível para que você se identifique com o projeto logo no primeiro contato com ele.

Mas, é claro que podem acontecer revisões, pontuais ou maiores, e isso é um direito do cliente, inclusive previsto em contrato. Após as revisões feitas e o Aceite da Etapa confirmado, seguimos para a próxima etapa do processo de projeto.

Esse tempo para reflexão e elaboração do pedido de revisão é um processo padrão que acontece aqui dentro do escritório depois de cada entrega que fazemos a você. O material é entregue e consideramos um tempo mínimo de 02 dias para que nenhuma decisão seja tomada na impulsividade, pois temos a plena consciência de que cada decisão tomada implica em uma elaboração de projeto diferente, bem como tem um impacto no orçamento final.

Não existe ponto sem nó dentro do processo de projeto, todas as decisões são interligadas e devem ser consideradas de maneira responsável, tanto por nós da equipe de Arquitetura, quanto por você, cliente, para que o resultado final esteja dentro do esperado e fiel ao projeto que elaboramos juntos.

Os Projetos

É nessa etapa que começamos a detalhar e definir melhor os materiais que vão constituir o seu projeto, e ela é dividida em três grandes momentos, Anteprojeto, Projetos Complementares e Compatibilização e Projeto Executivo.

1. Anteprojeto

O Anteprojeto é onde começamos a especificar os materiais que vão compor cada detalhe do projeto, tanto interna quanto externamente. As fachadas, as esquadrias, os revestimentos internos e externos, basicamente tudo o que você precisa para ter noção de como vai ser a materialidade do seu espaço. As soluções aqui já estão mais definidas e começamos a nos aprofundar nelas, estudando como serão executadas.

Antecipação de como vai ficar – o Passeio Virtual

Parece muita informação? Sim, e é! Mas não se assuste, nós temos um método bem especial para demonstrar tudo isso de uma maneira simples, direta e até sensorial! A visualização que propomos tem um caráter imersivo, isso quer dizer que nessa etapa você já vai ter uma ótima antecipação de como seu projeto vai ser quando for construído. Trabalhamos com o Passeio Virtual, que é uma forma de ver e avaliar todos esses quesitos ao mesmo tempo, visual e espacialmente. É realizado em uma reunião de apresentação e, dessa forma, também temos o processo de Reflexão e Revisão depois dessa entrega.

Casa Morretes – Na visualização antecipada conseguimos entender a combinação dos materiais e a disposição do layout de maneira imersiva

2. Projetos Complementares e Compatibilização

Essa parte é composta majoritariamente de trabalho interno do escritório de Arquitetura com os parceiros desenvolvedores dos outros projetos que precisaremos para concluir o Arquitetônico da maneira mais completa e assertiva possível. São projetos que chamamos complementares os de disciplinas como estrutural, elétrica e hidráulica, os mais básicos, podendo ter outros a depender da necessidade do projeto, como ar condicionado, gás, automação, piscina, entre outros.

A compatibilização é quando juntamos todas as informações de todos os projetos das diferentes disciplinas e inserimos no Projeto de Arquitetura para ter certeza de que não há interferências ou discrepâncias, de modo a antecipar problemas que antes só veríamos na obra, economizando assim, tempo e dinheiro de todos os envolvidos.

Nessa etapa, o tipo de tecnologia que usamos tem bastante impacto: a tecnologia BIM permite que essa avaliação seja feita de modo muito preciso e garante um ótimo resultado, permitindo que antecipemos soluções para obra.

3. Projeto Executivo

É aqui que a mágica acontece. Depois de tudo compatibilizado é hora dos detalhamentos finais e é produzido o material que vai para a obra. Isso depende, claro, das decisões que forma tomadas até aqui, para sabermos o que e como detalhar. Aqui todas as soluções são detalhadas de maneira suficiente para que os parceiros da execução entendam o que estamos esperando como resultado do trabalho deles.

A Obra

“Como assim, ‘obra’ entra no processo de projeto de Arquitetura?” Você pode estar pensando. Sim! É a última e não menos importante fase do nosso processo de Projeto de Arquitetura, pois pensamos que o Acompanhamento da Obra, – com vistorias, reuniões com os parceiros fornecedores e prestadores de serviço, além, do acompanhamento remoto – são muito importantes para a finalização da obra conforme o projeto, para garantir que a execução saia conforme elaboramos juntos, arquitetos e clientes, todos esses meses. É essa etapa que fechará com chave de ouro nosso trabalho juntos nesse processo de projeto.

A participação do Cliente no Processo de Projeto de Arquitetura

A participação do cliente em todo o processo de projeto é muito importante e mais do que isso: a colaboração ativa é de suma importância! Contamos com a partilha de informação e com a sinceridade para que possamos elaborar o projeto desde o começo da forma mais assertiva possível.
Existem reuniões estipuladas conforme nosso cronograma inicial e nelas é bem importante que haja disposição para participar.

Além desses contatos previstos, mantemos também um grupo de mensagens para troca de informações de maneira mais direta e rápida, apenas para tópicos relevantes e confirmações de horários, nada que vá perturbar a sua rotina, mas que garante agilidade ao processo de projeto.

Imagem mostra um pedaço grande de um teto de uma casa olhado por dentro com uma grande esquadria zenital, que foi proposta devido a necessidade observada na etapa de criação, parte fundamental do processo de projeto. forro de madeira, esquadria retangular em vidro, com vegetação la fora. dentro da casa é possível ver um pedaço do sofá à direita e a esquerda o balcão da ilha da cozinha, e ao fundo cadeiras.
Casa Morretes – Solução de uma esquadria zenital foi proposta devido à necessidade encontrada dentro do processo de projeto, na macro etapa de Criação, durante estudo e avaliação do entorno – posteriormente detalhada na macro etapa de Projetos.

Experiências Anteriores

É muito comum recebermos contato de pessoas que já tiveram experiências de projeto anteriores que não foram muito satisfatórias. Acontece muito, infelizmente.

O que podemos recomendar para um momento como esse é explorar bastante a conversa inicial, antes de fechar o projeto para ter certeza que existe o alinhamento de valores, tanto estéticos quanto outros que você considere importante, além de ter certa desconfiança de negócios que parecem ‘bom demais’ ‘simples e ultrarrápido’ ou até mesmo, venda casada de projeto e obra.

Aqui na Harpa prezamos muito pela alegria e satisfação do cliente, oferecendo realmente um atendimento pessoal e personalizado, de modo que a pessoa se sinta à vontade para falar o que gostou e o que não gostou; e trazemos sempre transparência no que está acontecendo e onde estamos no processo de projeto para que todos tenham certeza de que estamos juntos, trabalhando para o melhor resultado possível.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
ARTIGOS RELACIONADOS