A importância de um Projeto de Arquitetura

Para chegar em um local desconhecido, precisamos de um mapa. Que de preferência, mostre os passos que devemos tomar até chegar lá. Um bom Projeto de Arquitetura serve como um bom mapa, que contém instruções suficientes até correta execução da obra.

O que é um bom projeto

Mas, para começar, o que é um Projeto de Arquitetura?

O serviço que um escritório de arquitetura presta ao ser contratado para realizar uma casa, por exemplo, é o que chamamos de Projeto de Arquitetura. Esse processo é composto por várias etapas minuciosas com o intuito de chegar ao projeto final, pronto para o orçamento e para a obra. Por aqui, dividimos em três macro etapas, que chamamos de Criação, Projetos e Obra.

Teoricamente, o Projeto de Arquitetura é um conjunto de desenhos técnicos que representam a edificação em escala reduzida e contém detalhes construtivos pertinentes à futura edificação. Na prática, funciona mesmo como um mapa: a partir desses desenhos técnicos, os responsáveis por cada etapa irão interpretar as informações ali codificadas e seguir as instruções para chegar no resultado.

As macro etapas de Criação e Projetos são responsáveis por colocar as ideias no papel, até o final, ao guiar as equipes durante a etapa de execução. E é por isso que são subdivididas em três partes: Estudo Preliminar, Anteprojeto e Projeto Executivo, gerando documentações com diferentes objetivos em cada uma delas.

Começando pela Criação

Como foi falado neste post, a troca entre cliente e arquiteto começa no briefing onde analisamos o cliente e discutimos referências para entender as afinidades com estéticas e funcionalidades. Além disso, faz parte da Criação também os levantamentos de medidas e dados do local a ser inserido o projeto. É a partir desse ponto que começam a surgir as ideias para chegarmos em soluções e construirmos juntos o que vai ser esse primeiro esboço do projeto até o acompanhamento da obra.

Imagem de uma maquete em madeira balsa, uma madeira bege clara, sobre uma base de madeira, sobre um piso de concreto cinza. A casa representada nessa miniatura é referente a etapa de projeto arquitetônico de estudo preliminar.
Casa Sunset Térrea – Maquete é um ótimo instrumento para o entendimento da edificação, volumes e fluxos na disposição da planta baixa de layout

Estudo Preliminar

Quando as ideias e soluções começam a tomar forma, já estamos falando da primeira etapa de projeto de arquitetura, o Estudo Preliminar, ainda dentro da fase de Criação. Essa etapa é a responsável por transferir todas as discussões e conclusões que surgiram nas etapas iniciais de Briefing e Levantamento, e, assim, se começa a dar forma a elas, atendendo aos requisitos estabelecidos tanto por normas quanto pelo próprio cliente. Nesse ponto estamos falando tanto de possibilidades legais, como a ocupação do terreno; quanto de gostos pessoais do cliente, como querer uma casa térrea ou de mais pavimentos, ou querer tal conexão entre os ambientes, como uma cozinha integrada à sala de estar.

O resultado dessa etapa aqui na Harpa, é um material composto por:

  • Maquete esquemática com volumetria básica;
  • Imagens esquemáticas;
  • Planta baixa de layout;
  • Zoneamento da área externa da propriedade, com a implantação das demais edificações – dependendo da situação;

Anteprojeto

Após a etapa de Estudo preliminar, começamos a trabalhar na etapa de Anteprojeto, que é quando começamos a entrar na fase de Projetos e a nos aprofundar nas soluções para termos certeza de que existe a viabilidade técnica. Também é quando as decisões de materialidade são tomadas e já podemos especificar quais serão os revestimentos.

Lembrando que existe a possibilidade de ter revisões da etapa anterior e esses eventuais ajustes serão feitos antes do desenvolvimento do Anteprojeto, tudo para que o processo de projeto de arquitetura corra de maneira tranquila e sem retrabalhos das etapas anteriores.

Imagem da frente de uma casa em um dia ensolarado. Há vegetação nas laterais e na frente da casa. A casa é pintada de branco, com um painel de madeira que ocupa metade da fachada. A outra metade da fachada está recuada, com um plano de vidro ao fundo, com as bordas em esquadria preta. Há um rasgo pequeno na laje de cobertura, por onde entra um pouco de sol. A madeira do painel foi escolhida durante uma das etapas de projeto de arquitetura.
Casa Sunset Térrea – O teste de diferentes revestimentos e a escolha de materiais são feitos na etapa de Anteprojeto

O resultado dessa etapa aqui na Harpa, é um material composto por:

  • Planta baixa mais detalhada;
  • Cortes e fachadas;
  • Mapa de instalações;
  • Planta de iluminação;
  • Definições de materiais;
  • Imagens Realísticas;
  • Passeio Virtual;

É nesta etapa que preparamos as documentações que serão enviadas aos nossos projetistas parceiros que trabalham com as instalações complementares. As disciplinas de Estrutura, Elétrica e Hidráulica são obrigatórias e dependendo do caso acrescentamos outras disciplinas, como a de Ar Condicionado, a de Automação, entre outras. É esse conjunto de documentos que começa a dar forma ao que será o Projeto de Arquitetura completo.

Projeto Executivo

O Projeto Executivo inicia assim que a etapa do Anteprojeto está finalizada e aprovada e a compatibilização entre os projetos recebidos dos nossos parceiros complementares está feita. E é então que começamos a detalhar e preparar os materiais que serão utilizados por diferentes equipes: começando com a preparação da documentação para orçamento e até o material para a obra propriamente dita.

São várias partes menores que compõe essa etapa e elas podem variar de acordo com a complexidade e o tipo de projeto. Nessa hora vai ser analisado o que faz sentido para a sua casa, para podermos prosseguir corretamente com o processo do projeto de arquitetura.

O resultado dessa etapa aqui na Harpa, é um material composto por:

  • Planta baixa de layout;
  • Plantas construtivas;
  • Cortes;
  • Elevações externas;
  • Elevações internas;
  • Planta de Forro;
  • Mapa de instalações;
  • Especificação dos revestimentos e acabamentos;
  • Orçamentação

Os materiais a seguir podem estar ou não inclusos, de acordo com o caso:

  • Projetos de marcenaria;
  • Detalhamento de marcenaria;
  • Detalhamento de marmoraria;
  • Detalhamento de serralheria;
  • Especificação de mobiliário;
  • Outros detalhamentos;
Imagem de uma varanda dos fundos da casa, com uma planta em primeiro plano. Na varanda vemos duas cadeiras tipo poltrona de madeira, com uma mesa de centro.
Casa Sunset Térrea – Fundos. Ideais no briefing levam a soluções de projeto que serão vistas em obra.

Então como um projeto pode ser bom ou ruim?

Um conjunto de fatores pode determinar se um projeto de arquitetura é bom ou ruim. Por exemplo, se em uma obra os executores tem constantes dúvidas ao longo da construção e não encontram informações suficientes para ler adequadamente as pranchas para colocar em prática no canteiro, pode-se considerar um projeto incompleto e com falhas de comunicação. Isso pode gerar uma obra com muitos problemas de execução, desperdícios, atrasos, prejuízos e incompatibilidade do resultado com o que foi projetado, o que não é bom nem para o projetista, nem para o executor e, muito menos, para o cliente.

Além da quantidade de informação, a qualidade dela também importa. Ter os detalhes, com materiais e soluções bem especificados, sem divergências dentro do mesmo material é importante e dá às equipes de obra a autonomia necessária para tocarem os serviços sem grandes interrupções. Por essas e outras razões é importante ter um bom projeto de arquitetura.

Como a Harpa Arquitetura faz

A participação do cliente no processo de projeto

O processo todo de Projeto dentro de um escritório demanda muito estudo e tempo para desenvolvimento e, por isso, em alguns casos pode não ser muito interativo para o cliente. Nós, aqui da Harpa, criamos um método em que você decide o nível de participação dentro do processo.

Após cada etapa, apresentamos o trabalho realizado em forma de apresentação, em uma reunião leve e descontraída, que tem duração média de 1h30 e de acordo com a sua vontade de participar e interagir com o projeto, ela pode durar mais ou menos. Dúvidas e sugestões podem surgir e são bem vindas nesse momento!

Neste momento, abrimos o arquivo de projeto 3D, interligado com a planta baixa, fazendo um passeio externo à casa e por todos os ambientes internos, por exemplo, onde você pode ter uma pré-visualização do projeto e uma experiência imersiva já de início. Nessa fase podemos fazer experimentações juntos e é uma maneira de você ter uma maior noção do que está sendo criado e também de participar mais ativamente das decisões.

Queremos saber se você está gostando do projeto de arquitetura e do processo, e por isso, após cada etapa, você fica com o material para analisar por alguns dias e nos dar o seu retorno. Sabemos que na empolgação do momento certas coisas podem parecer ótimas, mas preferimos que você tenha certeza, e, por isso, os dias para pensar entre as etapas.

Eventuais ajustes serão feitos e só vamos continuar o processo quando a etapa estiver aprovada por você. Por conta dessa flexibilidade, a duração do projeto é variável, pode durar mais ou menos dependendo do quanto você quer participar.

Um bom desenvolvimento de projeto

Para minimizar as chances de erro e de retrabalho – que implicam em desperdício de tempo e dinheiro, o que não é bom para ninguém – nós trabalhamos com a tecnologia BIM, que traz no próprio modelo arquitetônico informações pertinentes aos projeto, gerando maior confiabilidade e precisão nos documentos gerados que irão para o canteiro de obra.

Por exemplo, os cortes e fachadas sempre corresponderão a planta baixa da mesma versão das pranchas do projeto, minimizando a chance de interpretações errôneas. Não há especificações divergentes dentro do conjunto de pranchas do projeto, o que colabora para a melhoria dos processos de quantitativos, de orçamento e de obra.

Prezamos, acima de tudo, pelo bom desenvolvimento da obra, para que ela saia do jeito que pensamos e planejamos junto com você desde o dia do briefing.

Por isso nos dispomos a resolver e dirimir as questões de maneira rápida e eficiente para que a obra ocorra na velocidade prevista.

Responder eventuais solicitações da obra quanto a questões técnicas ou dúvidas que as equipes possam ter, é crucial no nosso escritório, por termos a crença que o contato direto com as equipes resolve muitos problemas de maneira simples e direta e evita maiores complicações. Isso também permite que as equipes mantenham o ritmo e sigam dentro do cronograma.

Se você ficou com dúvidas, ou quer saber como seria a melhor forma de atendermos ao seu caso, estamos à disposição para explicar melhor como funciona o nosso Projeto de Arquitetura! Você pode nos contatar pelas redes sociais abaixo, no botão de WhatsApp ou por aqui.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
ARTIGOS RELACIONADOS