Casa de Campo em Paisagens Naturais

Já pensou como a arquitetura, além de colaborar para a composição da paisagem natural, pode captar as melhores visuais de um local, contribuindo para que as belezas do entorno sejam destacadas? Em casas de campo inseridas em paisagens rurais, podemos agregar esse artifício para inspirar ainda mais a vivência dos moradores.

A Integração da Arquitetura com a Natureza

A maioria das pessoas costuma pensar em arquitetura como uma estratégia que cria uma casa, mas em geral, esquece do entorno em que a casa está localizada. Em terrenos na zona urbana, isso até pode acontecer pois o contexto é bastante cheio de informações e preferimos olhar somente para a casa, isoladamente. Mas isso não deveria acontecer quando se trata de um terreno em zona rural, pois é cenário em que a vegetação e o entorno tem um papel importante, e podem nos beneficiar com suas belas visuais. Seria até um desperdício não tirar proveito dessa vantagem.

Imagem com uma casa, em estrutra de madeira, em dois blocos em diferentes níveis acompanhando o caimento do terreno. Em uma paisagem natural, com grama e árvore ao fundo, em um dia de sol. Uma pessoa sentada na varanda pegando sol.
Casa Sítio Viamão – Exemplo de Casa de Campo que de adequa ao entorno natural e colabora para a construção da paisagem

Mas a realidade é que na maioria dos casos, seja em contexto urbano ou rural, a casa está voltada para dentro, e ignora o contexto em que se insere. Imagine quantas quantas paisagens inspiradoras deixam todos os dias de encantar pessoas, e principalmente os moradores, quando a regra é essa.

Enquadramentos da Paisagem Natural

É por isso que achamos lugares que valorizam a natureza tão encantadores. Já percebeu como hotéis e pousadas fazem isso de maneira sutil, mas que sempre está presente? Tanto em áreas comuns, quanto nas áreas privadas, podemos perceber essa estratégia. Geralmente, há uma grande esquadria com uma bela vista da paisagem rural. Mas por que deixar isso como exclusividade de locais de turismo quando podemos ter enquadramentos da paisagem como esses em nossas casas de campo?

Imagem de um ambiente interno, todos os revestimentos de piso, parede e teto. Mostrando uma parte da cama e uma cadeira em frente a uma esquadria de madeira. Essa janela enquadra uma paisagem natural com egetação e um morro ao fundo.
Casa Araucárias – Exemplo de emolduração da paisagem, valorizando e destacando o entorno natural

Valorizando os Atributos Naturais do Entorno Natural

Existe um conceito na Arquitetura que diz que a casa deve aproveitar os melhores atributos naturais disponíveis no local. Além dos básicos, como iluminação e ventilação naturais, devemos e podemos explorar os outros atributos de maneira passiva, é claro, mas de modo a preservar a natureza existente no local.

Além da Iluminação e Ventilação Naturais

A iluminação e a ventilação são itens essenciais para que a casa tenha uma boa salubridade, e proporcione melhor qualidade de vida aos moradores. A maioria dos projetos de arquitetura contempla isso. Mas por que não ir além?

A vegetação da paisagem rural

Aproveitar a sombra, a brisa e a proximidade da vegetação trazem benefícios tanto para a saúde pessoal, física e mental, quanto para a salubridade da casa. Dependendo do contexto em que a casa se encontra, usar dessa vegetação existente, pode ser uma vantagem pois agrega qualidade de vida aos moradores – além de proporcionar belas vistas.

As vistas do entorno natural

As paisagens em que as casas de campo estão inseridas, geralmente são mais naturais. E além da vegetação, podemos contar com outros elementos, como o próprio relevo acidentado, pedras e até mesmo o céu. Elementos como esses, proporcionam belas paisagens e por isso, podemos emoldurá-los com a arquitetura da casa de campo, com esquadrias que valorizem esse entorno natural.

Imagem a partir de um ambiente interno de uma casa, bastante revestido em madeira, aparecendo uma parte de um sofá e uma bancada de cozinha, mesa com cadeiras de jantar. Uma esquadria grande ao fundo, mostrando vegetação da paisagem natural, e uma esquadria zenital, no teto, mostrando a copa de árvores e um pouco de céu.
Casa Morretes – Casa de campo que aproveita a vegetação do entorno para enquadrar vistas interessantes da paisagem local – incluindo o céu, no enquadramento da esquadria zenital

Arquitetura em Paisagens Naturais como Fonte de Inspiração

Uma consequência inerente a esse tipo de construção somada às estratégias de arquitetura para se aproveitar do entorno natural, é a inspiração que se sente quando em lugares como esse. Ambientes simples e sofisticados, em uma arquitetura que se integra com a natureza do local e destaca a beleza do entorno nos levam a momentos de reflexão e tranquilidade.

Imagem de uma casa tipo estúdio, elevada do chão, localizada no meio da vegetação da paisagem natural. Bastante árvores e palmeiras. Aparece um pedaço do terraço do lado da cabana.
Estúdio Morretes – Exemplo de edificação que se aproveita do entorno, elevada para proporcionar melhores vistas da paisagem natural e assim proporcionar momentos de bem-estar

Tanto vista de dentro quanto de fora, esse tipo de Arquitetura tem inspirado pessoas no mundo todo, a refletirem sobre seu estilo de vida, sobre o que precisam para viver – e tem inspirados movimentos de diferentes vertentes, que questionam e experimentam diferentes estilos de vida e de moradia, como por exemplo o Movimento Tiny House.

Seja em meio ao campo, ou em meio à vegetação, um casa em uma paisagem natural pode facilitar momentos de contemplação e tranquilidade, proporcionando uma ruptura necessária da rotina diária urbana. Só o fato de relaxar em um cenário diferente e inspirador já pode ser considerado um passo em direção a uma vida mais livre e em contato com a natureza.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
ARTIGOS RELACIONADOS