Construção em Woodframe: Como funciona?

Imagem de um estúdio no meio da mata, construção de madeira no sistema woodframe, com grandes esquadrias, elevado do chão, com altura na copa das árvores

Entenda quais são as inovações da construção seca em woodframe e como podemos aproveitar isso a nosso favor.

Construção Seca em Madeira

Os sistemas construtivos secos vem mudando o jeito de se pensar em construção, como já foi falado em outro post aqui do blog. A grande inovação quando se pensa em construir com madeira está nas inúmeras possibilidades temos na hora de construir e também, além dela, na hora de demolir e reutilizar seus componentes.

A construção em woodframe consiste basicamente em uma estrutura de madeira, que formará o esqueleto principal da casa, e que posteriormente será revestido por camadas internas, intermediárias e externas. Um exemplo dessa estrutura pode ser vista na imagem a seguir.

Exemplo de estrutura de woodframe – Fonte: Fluxo Consultoria

A Importância dos Materiais na Construção Seca em Madeira

As construções secas significam economia e inteligência no quesito obra, pelas suas possibilidades de melhor planejamento da execução, dimensionamento da estrutura e orçamentação, resultando em menor desperdício e isso a gente já sabe.

As possibilidades são muitas quando se trata de um material natural, que se corretamente tratado, pode ser as duas coisas: eficiente e sustentável. O grande destaque da construção em madeira fica para a sustentabilidade.

Projeto Casa Morretes - Exemplo de Construção Seca - mostra uma casa com estrutura e revestimento de madeira, com entorno de bastante vegetação
Exemplo de Construção seca em sistema Woodframe – Casa Morretes

A Madeira no Woodframe

A madeira que será usada para a estrutura principal deve ser de origem responsável e certificada, e além disso, tratada para que desempenhe bem seu papel estrutural. Isso pode ser feito de duas maneiras, ou por tratamento em sistema de autoclave ou com óleos naturais. O primeiro método se utiliza de elementos químicos e alguns desses elementos são considerados tóxicos; e o segundo, quanto aos óleos de origem natural, que apesar de não serem tão usuais hoje na construção civil, são os mais recomendados quando se fala em sustentabilidade, pois são atóxicos e não poluem o solo no momento do descarte.

A madeira usada, se certificada, e o óleo utilizado no tratamento da madeira, são os dois principais contribuintes para que a construção seja considerada sustentável.

Os demais materiais

Além desse material, temos que estar atentos aos demais elementos que farão a composição do fechamento da vedação: são eles os revestimentos internos e externo e as camadas de isolamento intermediário, como a impermeabilização e o isolamento térmico e acústico.

Todos os materiais que compõe a casa devem ter boa performance em testes de desempenho para que haja o correto funcionamento da estrutura como um todo e para que assim, a casa também possa desempenhar bem. Isso significa uma casa que, além de confortável em termos acústicos, usa a energia de forma eficiente pois não ganha ou perde calor de forma descontrolada. Significa economia em ar condicionado e conforto para quem está lá dentro.

Processo Inteligente e Sustentável na Construção em Woodframe

Sustentável também é o processo, desde o projeto até a obra. Por se tratar de um sistema modular, possibilita termos maior controle durante todo o desenvolvimento de projeto – desde repetições da modulação até os quantitativos de material – fazendo com que tenhamos maior noção sobre o projeto.

Esse controle nos gera um orçamento mais preciso, e como boa parte da obra será feita em fábrica – pois o woodframe também é um sistema pré-fabricado – podemos ter uma obra mais precisa e com menor desperdício em obra. Ou seja, além de ser uma construção mais inteligente em seus processos, a construção em woodframe também é uma obra mais econômica e enxuta.

Como a Construção Seca impacta na Arquitetura

Casa estúdio elevada do solo, com estrutura metálica e revestimento metálicocom entorno de muita vegetação.
Exemplo de tecnologia que pode ser associada ao sistema woodframe – Fonte: Fluxo Consultoria

Certificações Internacionais

A construção em woodframe nos permite construções e obras mais inteligentes e enxutas, como já falado, e assim, se esse sistema de construção seca for associado a outras técnicas de sustentabilidade – como painéis fotovoltaicos, painéis de aquecimento solar de água e técnicas de reuso de água – e eles forem realmente eficientes em conjunto, a edificação pode até aplicar para certificações internacionais de arquitetura, como o selo LEED e DGNB.

Adaptabilidade

Outra possibilidade que garante durabilidade dos projetos executados em woodframe, além dos materiais de excelência que devem ser utilizados na construção, é que as construções secas podem ser adaptadas, pois são desmontáveis o que permite de a reconfiguração dos módulos em novos layouts e também permitem o correto descarte e a possível reutilização dos seus materiais.

Estética

A construção seca também nos possibilita projetos com arquitetura e estética mais moderna e contemporânea, pois geralmente eleva a casa do chão e configura as famosas ‘caixas’ que ficaram de certa forma famosas na arquitetura moderna.

Imagem de um estúdio no meio da mata, elevado do chão, com altura na copa das árvores
Exemplo de Construção em sistema Woodframe – Estúdio Morretes
COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
ARTIGOS RELACIONADOS