O que é ‘Programa de Necessidades’?

Sabe como começamos a elaborar o Projeto de Arquitetura? A partir da definição do Programa de Necessidades, que é importantíssimo na etapa inicial. Mas você sabe o que é um Programa de Necessidades e como ele é elaborado? Acompanha esse post para entender melhor.

Esquema da planta baixa de layout, desenho em preto e fundo branco. Planta baixa perspectivada, com um corte, separando o piso do telhado. A planta é o resultado de um programa de necessidades bem definido
Casa Morretes – Exemplo de casa que incluiu diversos elementos que foram listados desde o Programa de Necessidades

O que é o Programa de Necessidades?

Consiste basicamente de uma lista elaborada em conjunto com o cliente que enumera tudo o que vai ser preciso contemplar no Projeto de Arquitetura. Ela contempla desde os itens mais básicos como número de dormitórios e número de banheiros, até as características desejadas nos ambientes, como ‘cozinha integrada à sala de estar’, ou ‘cozinha em ilha’ ou ainda ‘suíte master com closet amplo’ e ‘sala com pé direito mais alto’.

O Programa de Necessidades começa a ser descrito nas reuniões iniciais, antes mesmo do contrato ser assinado – pelo menos aqui na Harpa funciona assim – e é aprofundado e minunciosamente detalhado na etapa de Briefing – que já foi tema de post aqui do blog e você pode ler clicando aqui.

Detalhes Especiais

É nesse momento também, em que tomamos nota dos equipamentos e móveis que você tem e quer manter para que possamos considerá-los no projeto. É importante que seja um momento de sinceridade, e da nossa parte, será sem julgamentos. Também é hora de pensar naqueles móveis especiais, como aquela cristaleira que é herança de família, que você deseja manter e vai dar toda uma personalidade para o projeto – além de podermos dar destaque a uma lembrança boa.

Arquivo gif em que passam imagens de uma apresentação de briefing. imagens e texto em um fundo branco. com comentários e riscos em vermelho, marcados juntos com o cliente na reunião de aprofundamento do programa de necessidades
Exemplo de Apresentação de Briefing, onde aprofundamos o Programa de Necessidades e analisamos referências junto com os clientes

A importância do Programa de Necessidades

Você pode estar se perguntando: ‘Mas porquê isso é tão importante? É a partir dessa lista que teremos os parâmetros para elaborar o que vai tornar o seu Projeto de Arquitetura único, exclusivo e personalizado.

A definição do Programa de Necessidades vai nortear toda a nossa elaboração de projeto, desde a definição de áreas e tamanhos até as contiguidades dos espaços. O conjunto disso tudo vai dando forma, volume e prepara o projeto para questões mais técnicas.

Influência nas demais etapas de Projeto de Arquitetura

A medida que o Programa de Necessidades se transcreve para a planta baixa de layout e para a volumetria da casa, vamos avançando passos na elaboração do Projeto de Arquitetura, passando a outras questões de grande importância, como a definição e a combinação dos materiais. Esses outros assuntos também são abordados na reunião de Briefing, com a exploração de referências e de diferentes possibilidades para o projeto – que pesquisamos de acordo com o perfil de cada cliente aqui na Harpa.

imagem de uma casa com bastante vegetação em volta. a casa tem estrutura de madeira, aparcem os paineis com tela mosquiteiro abertos. na imagem também aparece a piscina e o deck integrado a varanda
Casa Morretes – A ampla varanda e a piscina foram itens de desejo dos nossos clientes, descritos no Programa de Necessidades

Evitando Retrabalhos

Uma das funções mais importantes do Programa de Necessidade é evitar desgostos futuros, principalmente pelo fato de evitar retrabalho. Com um escopo inicial de trabalho claro e definido, conseguiremos propor soluções que contemplem essas questões desde o princípio. Se esse escopo inicial for de alguma forma incompleto, com certeza trará retrabalhos, pois tentar encaixar um item novo em um projeto pronto, é mais difícil e pode não dar certo.

Por exemplo, na Casa Morretes, uma das premissas eram duas suítes, com uma peculiaridade: deveriam estar afastadas uma da outra. Essa resolução de projeto só foi possível pois estava descrita desde o início – seria difícil, praticamente impossível fazer isso depois mantendo o mesmo conceito.

Retrabalho representa desperdício de tempo e dinheiro para todos – e isso ninguém quer.

Portanto a elaboração do Programa de Necessidades com a maior atenção e dedicação da parte dos arquitetos e toda colaboração e sinceridade dos clientes, é fundamental para que possamos realizar um bom trabalho e bem resolvido desde o princípio.

imagem noturna, da casa em estrutura de madeira com bastante vegetação em volta. há uma iluminação interna e alguns pontos externos, na escada de acesso a varanda e na própria varanda
Casa Morretes – Projeto resolvido a partir de Programa de Necessidades bem definido

Possibilidade de novas ideias e interações

Ter um escopo bem definido, não significa que o projeto vai ser quadrado e engessado, pelo contrário: significa que podemos trabalhar com as possibilidades reais e isso nos traz novos insights! As ideias vão surgindo, pensamos nas diferentes interações entre as partes e com isso conseguiremos contemplar da melhor forma possível o escopo completo.

O momento de testar diferentes possibilidades é justamente o início de projeto, e por isso, devemos ter o máximo de informações que sejam relevantes ao projeto nessa etapa!

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
ARTIGOS RELACIONADOS