Painéis de tela: detalhes que fazem a diferença:

Sabe quando um detalhe muda tudo? Os painéis da Casa Morretes foram assim. Além de dar um aspecto dinâmico à fachada eles ainda são muito funcionais e resolvem um problema que, se não resolvido, seria muito incômodo. A tela mosquiteira faz o papel de filtro: deixa os insetos de fora e as pessoas confortáveis do lado de dentro.

Projeto Casa Morretes - Exemplo de Construção Seca - mostra uma casa com estrutura e revestimento de madeira, com painéis em tela mosquiteira abertos, dando ritmo à fachada. Entorno de bastante vegetação
Casa Morretes – Os painéis dão ritmo à fachada e representam muitas possibilidades de configuração.

Investigação

Foi fruto de uma interativa entrevista de Briefing, que é uma das nossas reuniões iniciais, no início do nosso Projeto de Arquitetura. A partir das respostas dessa entrevista é que teremos um guia que vai nos acompanhar durante todo o desenvolvimento de Projeto. Você pode ver mais detalhadamente sobre essa entrevista aqui nesse post.

Como resultado, temos um material riquíssimo que consultamos sempre para nos certificarmos que estamos atendendo aos desejos dos nossos clientes. Esses desejos são verbalizados no Briefing ou até mesmo interpretados – o que acontece muitas vezes, a partir das reações e do comportamento dos clientes durante a entrevista.

No caso da Casa Morretes, eles nos relataram que era impossível ficar na varanda e aproveitar a área externa a partir das 17h por causa dos insetos da região e ainda acrescentaram os maiores problemas que isso causava: o limite de horário para desfrutar a varanda e os arredores da casa e a impossibilidade de realizarem eventos, que eles costumam organizar entre família e amigos, que abrangessem a área externa à noite, aproveitando ainda temperatura agradável externa à casa no período da noite.

Encontro da varanda e da área de lazer coberta para receber pessoas, em qualquer horário do dia, graças aos painéis de tela mosquiteira, que ampliaram o horário de uso da Casa Morretes.

Ou seja, seria um desperdício não conseguir utilizar essa varanda à noite. Foi um desafio assumido pela equipe resolver essa questão e foi assim que surgiu a ideia dar à Casa Morretes, toda avarandada, esses painéis que abrem e fecham, podendo formar diferentes configurações e ainda trazendo uma série de soluções.

Vantagens dos painéis

Muitos aspectos melhoraram com o acréscimo dos painéis na fachada. Além da vantagem estética, que proporcionou uma dinâmica à fachada, de acordo com a vontade e necessidade dos usuários, a Casa Morretes também passou a desempenhar melhor nos seguintes quesitos:

Perspectiva da fachada frontal da Casa Morretes com a piscina em primeiro plano
Integração da piscina com a varanda e com a área de estar interna, garantida pela possibilidade de abertura dos painéis de tela mosquiteira.

Performance Térmica

O desempenho térmico da casa, melhorou e muito, pois agora existe a possibilidade de uma ventilação cruzada realmente eficiente e em vários horários durante as 24 horas do dia. Somado a isso, temos os isolamentos embutidos nas paredes, graças ao sistema woodframe – você pode saber mais sobre esse sistema clicando aqui. E juntos, os painéis e as camadas de isolamentos configuram uma eficiente estratégia de conforto térmico e energético.

Aspecto Econômico

Ser eficiente termicamente significa ser econômico nos aspectos de energia, tempo e dinheiro. O que implica em estar usando da melhor forma possível os recursos a que temos acesso. Isso colabora diretamente para um futuro mais ecologicamente correto e sustentável – e essa premissa guiou não só essa mas várias outras soluções na Casa Morretes, o que rendeu à Harpa inclusive, um dos prêmios mais prestigiados da Arquitetura Brasileira, o 9º Prêmio Saint-Gobain na Categoria Projetos Residenciais.

Solução Social

Como mais uma das vantagens, podemos destacar o uso social da Casa Morretes. Com essa solução foi possível promover um maior tempo de uso da casa, o que trouxe aos clientes mais confiança pois agora podem promover eventos sem se preocupar com o horário. Ao fechar os painéis, eles ainda permitem a ventilação mas impedem que os insetos estraguem a festa.

Imagem de um estúdio no meio da mata, elevado do chão, com altura na copa das árvores

Casa mais integrada

Além de acrescentar uma brisa fresca à rotina, que também traz os sons e cheiros da natureza ao redor, a solução desenvolvida com os painéis trouxe um melhor desempenho à Casa Morretes como um todo e permite que as esquadrias da sala fiquem todas abertas, intergando todo o setor social com a varanda.

Essa solução foi tão bem recebida, que tivemos a oportunidade de repeti-la no projeto do Estúdio Morretes.

COMPARTILHE
Facebook
Twitter
LinkedIn
ARTIGOS RELACIONADOS