Cabana Mandarina

Picada Café - RS

Projeto Arquitetônico e de Interiores, 2023

Área: 90m²

O formato da Cabana e o cuidado com a inserção no terreno eram duas premissas muito importantes para nossa cliente. O contato com a paisagem natural e com a terra, de fato, por meio da jardinagem, são o coração desse projeto, tudo começou por causa dessa paixão!

Projetamos então, a Cabana Mandarina inserida na paisagem pitoresca da Serra Gaúcha, na cidade de Picada Café, de forma discreta – como um refúgio. A partir daí, a sua distribuição se dá em dois níveis: o subsolo de pedra, que por aqui chamamos de bunker, onde fica o depósito das ferramentas de jardinagem e um espaço para refeições com churrasqueira tipo parrilla. A parte de cima, mais leve, que dá o formato de ‘cabana’, em construção seca, tem os interiores claros, contrastantes com revestimento escuro de fora, proporcionando um espaço confortável e minimalista, conta ainda com estratégicas janelas amplas para uma melhor apreciação da vista do vale à frente.

A materialidade proposta faz o contraste entre os dois pavimentos: o bunker em pedra garante, ao mesmo tempo, a contenção do solo ao redor e a identidade da base da casa, como um apoio sólido, e o andar térreo traz com a leveza do wood frame, o revestimento metálico escuro que marca a cabana na paisagem sem tirar o protagonismo da natureza. Falando em revestimento metálico, ele foi definido também como um acabamento que evita grandes manutenções ao longo do tempo.

O terreno em grande desnível foi tanto o desafio para adequar o programa e o acesso quanto o destaque que possibilitou as vistas deslumbrantes da paisagem da serra, que foram enquadradas pelas esquadrias. O paisagismo, adequado a essa topografia, foi todo pensado nas preexistências do local e zoneado para as diferentes espécies de vegetação rasteira e arbustiva para a atividade de lazer da cliente.