Casa Alphaville

Porto Alegre - RS

Projeto Arquitetônico, Paisagismo e Interiores, 2024

Área: 360m²

Um dos pedidos mais enfáticos dos clientes da Casa Alphaville era garantir contato com paisagens naturais, mesmo em terreno de condomínio, atrelado aos hobbies de cada um e ainda mantendo a privacidade da família que estava com planos de aumentar. Projetamos uma casa com diversos pátios, terraços e jardins com intuito de a vegetação se fazer presente em vários momentos da rotina da família: desde que acordam, ao abrir as janelas; ao descer para a área social e ver o pátio interno e a vista além do condomínio com as coxilhas ao fundo; e até na saída e entrada de casa, com o jardim cheio de texturas e tons.

O terreno com grande desnível, de quase 9 metros, foi um norteador do projeto e com estratégias garantimos os desejos de conexão com a natureza. Nele distribuímos as funções da casa em blocos deslocados e em níveis diferentes para minimizar as movimentações de terra. A configuração garantiu uma casa com todas as necessidades de espaços internos e ainda com quatro pátios distribuídos com paisagismo estratégico: o primeiro pátio de chegada à casa, aberto à rua, o segundo mais central, que divide os setores da casa e com integração direta à área social, o terraço acima do primeiro bloco que aproveita a estrutura para dar ao setor íntimo uma alternativa de lazer voltado para a melhor vista, e o último pátio, nos fundos do terreno, garantindo uma alternativa mais privativa e conectada à suíte principal do casa.

 

 

As estratégias de arquitetura para uma casa dinâmica para se viver em harmonia à natureza com segurança e privacidade foram além dos pátios com diferentes usos em diferentes níveis. O aproveitaemento do desnível do lote fez com que a casa começasse no segundo andar, sendo o primeiro aproveitado para garagem, o que proporciona privacidade já para as áreas sociais. Assim, o bloco íntimo das suítes localizado ao fundo do terreno, mais elevado e próximo da vegetação da reserva, se configura com mais distância em relação à rua e às laterais sem aberturas para os vizinhos, deixando o setor reservado.
As aberturas foram pensadas para proporcionar as vistas e conexão com o exteior e as melhores captações de iluminação naturais. As esquadrias com vezenianas nas suítes auxiliam para um maior controle dos moradores e o brise de madeira na varanda da frente traz privacidade e a versatilidade estética e visual para o setor social.