O Refúgio Piratini foi idealizado como a segunda casa, com um ar mais intimista, dentro da chácara com linda vista para o pôr do sol, na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. A primeira casa, quase centenária, com ambientes amplos e um salão de festas, foi palco de muitos momentos e confraternizações de gerações – e ainda é – e, por isso, possui valor sentimental forte e traz memórias afetivas. Com o aumento da família e, consequentemente, do movimento, os clientes sentiram a necessidade de um local mais reservado, como um refúgio para descanso, mais moderno e que pudesse complementar a propriedade em questão de espaços íntimos.
Para o novo projeto, propomos uma certa distância da residência antiga, para permitir privacidade para determinados momentos e implantamos a casa em local privilegiado, que proporcionasse novas experiências. Para isso, pensamos em alguns pontos essenciais que garantissem as melhores sensações dentro da residência:
Implantamos a casa estrategicamente para permitir a vista do pôr do sol internamente e criamos uma varanda linear como um estar externo para os moradores passarem esse momento mágico do dia. Como a casa é elevada e apoiada em muro de pedra, a laje da varanda serve também como um banco voltado para essa vista. As esquadrias da sala e dos quartos, além de permitirem a integração direta com a área externa, aproximando ainda mais os moradores da natureza, permitem a ventilação cruzada nos espaços, o que melhora o conforto térmico no interior, além de trazerem luz natural e não direta em determinados horários de forte insolação, controlada pelas marquises.